A Nestlé anunciou que irá remover gradualmente o selo Nutri-Score dos produtos vendidos exclusivamente na Suíça, a partir do verão de 2025. As marcas afetadas incluem os chocolates Cailler e Chokito, a maionese Thomy, a massa folhada Leisi, o café Incarom e as bebidas Nestea, Henniez e Romanette.
A empresa, que em 2019 se declarou pioneira na adoção do Nutri-Score, continuará a usar esse sistema em outros países europeus. A Nestlé explicou que o apoio político e comercial ao selo na Suíça diminuiu drasticamente. Como resultado, muitas de suas marcas locais são as únicas a adotá-lo, tornando ineficazes as comparações nutricionais entre produtos similares.
O Nutri-Score, que atribui uma pontuação de A a E com base no valor nutricional dos alimentos, é um sistema voluntário na UE. No entanto, a revisão do seu algoritmo em 2023 gerou controvérsia, levando algumas empresas, como a Danone, a retirar o selo de determinadas linhas de produtos.
A Nestlé esclareceu que sua decisão na Suíça não está relacionada ao novo algoritmo e que continua a apoiar o Nutri-Score nos países onde ele recebe aprovação governamental, como França, Bélgica, Espanha, Alemanha e Holanda.



















